Casa de Cultura

Thais Russomano

Por Luiz Antonio Hugo Dalla Rosa - Embaixador da Cultura Pelotense

Desde que cheguei em Pelotas, décadas atrás, iniciei uma grande admiração à família Russomano, por sua integridade e talento. Anos mais tarde, já cursando Direito na UFPel, esse respeito ficou mais próximo, na convivência escolar na Casa de Bruno de Mendonça Lima como aluno da saudosa professora doutora Rosah Russomano e da professora Nailê Russomano, passando a considerar também a Thaís, jovem acadêmica do curso de Medicina na UFPel, onde eu atuava como servidor técnico-administrativo, lotado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Assim, esse apreço só tendeu a aumentar, numa respeitosa amizade nos anos seguintes. É relevante frisar que, há tempos, pretendia escrever artigo amplo e informativo sobre a grande figura profissional da Thaís Russomano, assim, finalmente, chegou a oportunidade, nesse espaço cedido pelo Diário Popular à Casa de Cultura de Pelotas, na qual faço parte como um dos Embaixadores da Cultura.

Professora Doutora Thaís Russomano, médica, graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1985), possui mestrado em Aerospace Medicine-Wright University (1991); PhD em Space Physiology-Kings College London (1998) e estágio pós-doutor no Centre for Human and Applied Physiological Sciences (Chaps), King College London (2006-2007). Fundou em 1999, atuando como Coordenadora até 2017, o Centro de Microgravidade/PUCRS, Centro de referência internacional no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da telessaúde. Foi professora titular da Escola de Medicina da PUCRS e Senior Lecturer Deputy Director do Mestrado em Space Physiology Health Faculty off Life Sciences and Medicine Kings College London (2009-2020).
Participa também de várias atividades acadêmicas em inúmeras Universidades, como na Unyleya UFCSPA-Brasil; Univ de Lisboa-Portugal; Aalto Univ-Finlândia; Deggendorf Inst of Technology-Germany; Carol Davila Univ of Med Pharmacy, Romênia; EIISMSc, Itália. É co-fundadora CEO da InnovaSpace Ltd (UK); membro da International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA), onde foi eleita Membro do Board of Trustees para o período de 2019-2025, além de participar ativamente de vários comitês da IAA. Tem atuado como membro de Boardes em instituições de pesquisa e no setor privado espacial, como na ISMC-USA na ACES Worldwide (Alliance for Colloboration in the Exploration of Space).

Possui vasta experiência profissional com inúmeros livros, capítulos e artigos publicados e apresentados em eventos científicos, também sendo detentora de oito patentes (registro formal por meio do qual se conferem e reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção). Contabiliza mais de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa e inovação em medicina aeroespacial, fisiologia espacial e saúde digital. Participou de duas campanhas de voos parabólicos da ESA, onde testou novas técnicas e equipamentos médicos. Atua como diretora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordenou, enquanto professora no Brasil, diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financeiros por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq.

Possui importante projeção na comunidade científica internacional, proferindo anualmente inúmeras palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde em universidades, empresas e instituições de ensino-pesquisa internacionais. Atuou como Mentora Voluntária da Space4Women Initiative, Unoosa-Nações Unidas (2020-2021). Participa como educadora, pesquisadora e consultora de projetos científicos da ESA, Nasa, DLR, Innovate UK, BlueAbyss Camin UK, Optmal Cities UK, International Space University (ISU), Programa Oportunidades, El Salvador.

Foi eleita Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA) para o período de 2022-2024. Participou de um projeto no Módulo Kibo da ISS, através da empresa farmacêutica Cimed, em parceria com a Airvants.

Thaís, juntamente com sua mãe Nailê Russomano, são membros titulares na Academia Pelotense de Letras. Thaís nos brinda com seus artigos nas páginas do Diário Popular, na edição de final de semana (sábado/domingo). Por todo esse vasto currículo, temos a esperança de ter a Thaís como destaque na Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou de Medicina. Pelotas desde sempre, se orgulha dessa Personalidade, pelo seu relevante serviço em prol da ciência em todo o mundo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Irmandades literárias e transatlânticas

Próximo

Não ao Parque do Albardão

Deixe seu comentário